Infelizmente não será possível utilizá-la novamente. Mas fique calmo (a), tudo tem seu jeito!
A boa notícia é que existe esse site/blog para orientá-lo (a). Primeiro, confira se realmente a corda está partida em duas partes ou se há algum segmento da corda que está cortante ao passar o dedo em toda sua extensão.
Caso isso realmente aconteceu, temos duas notícias. Uma, é que pode ter sido um momento para se esquecer, e entender que ferro, como já diz a palavra, “enferruja”, e uma hora ela acaba ficando velha e entrando em desuso, e por isso sempre temos que ter um conjunto de cordas reserva para poder trocar e manter um som de qualidade em seu instrumento. A outra parte da história é que, muitos acabam se entristecendo e ficando muito preocupados, correndo risco de parar de tocar ou treinar.
Todo grande violinista já passou por isso, e vou te dizer. Nós tomamos sustos, mas em poucos minutos isso passa. Agora que você já entendeu o que aconteceu, siga esses passos:
- Jogue fora a corda velha (a menos que ela tenha algum valor afetivo para você)
- Consulte seu professor sobre conjunto de cordas para o tamanho do seu violino Ex: 3/4 ou 4/4
- Se possível, compre um conjunto de uma marca conhecida, pois hoje em dia há muitas falsificadas.
- Para garantir segurança, o ideal é ir em uma loja e confirmar se o conjunto sugerido pelo professor está disponível.
- Na sua primeira troca leve para alguém experiente, e observe os principais cuidados, pois você pode se machucar e machucar o violino também. O violino é um instrumento delicado em todos os aspectos.
- Após a troca, guarde o conjunto em um bolso da sua caixa(estojo) do violino.
- Por último, pegue um afinador físico ou de aplicativo do celular para conferir a afinação antes de tocar, pois uma corda demora em torno de 2-3 dias para se estabilizar.
Caso você queira gastar pouco e ir aprendendo o violino sem “sentir dor no bolso” eu sugiro que compre o conjunto Mauro Calisto”, o conjunto vem num envelope bege quadrado e custa menos de cem reais. Caso você avance em seus estudos e queira um som mais potente e diferenciado aí você poderá optar por:
- Dominante
- Tonica
- Alphayue
- Vision
Cordas que são para instrumentistas profissionais vão custar de 600-1500 o conjunto, que é o caso de:
- Thomastik
- Evah Pirazzi
- Peter Infield
Bom, espero que tenha lhe ajudado. O ideal é analisar o quanto você está disposto a gastar e cuidar do seu instrumento, e o quanto você irá estudar, se apresentar para observar a relação custo x benefício. Desejo bons estudos e nos vemos no próximo post.